POLÍTICA
23 Agosto 2025 às 10:16
Trump: EUA investigam compra de móveis e novas tarifas virão em 50 dias

O presidente Donald Trump anunciou na sexta-feira (22) que está instruindo seu governo a investigar as importações de móveis para os Estados Unidos, o que levará a tarifas mais altas até outubro.

“Nos próximos 50 dias, essa investigação será concluída e os móveis provenientes de outros países para os Estados Unidos serão tributados a uma alíquota ainda a ser determinada”, escreveu Trump 

 

“Isso trará o negócio de móveis de volta para a Carolina do Norte, Carolina do Sul, Michigan e todos os estados da União”, disse Trump.

A investigação ocorre no momento em que o governo Trump está considerando aumentar os níveis de tarifas sobre produtos importados, como cobre, semicondutores e produtos farmacêuticos.

Os preços dos móveis já vêm aumentando nos últimos meses, desde que Trump aumentou as tarifas sobre países como China e Vietnã, as duas principais fontes de importação de móveis.

Ambos os países exportaram US$ 12 bilhões em móveis e utensílios domésticos aos EUA no ano passado, de acordo com dados do Departamento de Comércio americano.

Os preços de móveis e roupas de cama, uma categoria abrangente acompanhada pelo Índice de Preços ao Consumidor, subiram 0,4% em junho e 0,9% em julho, após dois anos e meio de deflação generalizada.

 

Outros móveis, incluindo móveis de escritório, recreação e jardim, tiveram os maiores aumentos desde maio. Os preços subiram 1,5% em maio, 1,6% em junho e 1,5% em julho.

Como a maioria dos produtos, essas categorias estavam registrando quedas de preços nessa proporção mensalmente, se não mais, após o fim das tendências de isolamento social causadas pela pandemia.

As ações de móveis, como Wayfair, William-Sonoma e Restoration Hardware, despencaram nas negociações após o fechamento do mercado na sexta-feira (22) à noite, após um grande dia de ganhos em todo o mercado de ações, depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, abriu as portas para um corte nas taxas de juros.

PUBLICIDADE
Portal Corujão - Todos os direitos reservados
Desenvolvido e Hospedado por: